Probleminha na estrada
Uma empresa de caminhões queria levar uma carga para Porto Alegre. Mas tinha um problema, as placas que mostravam a altura da ponte que passa em cima da rodovia foram arrancadas pela chuva e vento forte que aconteceu na semana e o caminhão parecia ser alto demais, com 7 metros de altura. O patrão decidiu chamar o engenheiro da empresa para resolver o problema. Alcino decidiu usar um objeto de medida chamado QUADRANTE.
Foi até o local onde a ponte ficava, parou á 6,30 metros de distância da ponte, olhou para a base da mesma com o quadrante e observou que o ângulo era 46°. Sua altura até os olhos era 1,53 m.
Alcino calculou a tangente do ângulo 46° vezes a distância até a ponte. Após descobrir essa medida, somou com 1,53 m, sua altura até os olhos e descobriu que a ponte então media 8,05 metros de altura.

Alcino então informou ao chefe que o caminhão passaria tranquilamente pela ponte, pois tinha 8,05 metros e o caminhão apenas 7 metros. Chefe ficou satisfeito com o trabalho de Alcino e ainda lhe deu um bom aumento pela criatividade e competência.